Plano de Negócios – Pensar como cliente


18 de março de 2021 | Categorias: Destaques - Notícias - Plano de Negócios

Olá!! Estamos de volta essa semana com desenvolvimento de alguns dos tópicos sugeridos no sumario na semana passada. Com isso vamos dar uma identidade ao empreendimento que deverá ser reconhecido pela descrição e seu objetivo.

Na hora de fazer uma descrição para determinado serviço/produto, você deve sempre pensar como um cliente.

Imagine se você fosse o cliente, o que gostaria de saber sobre aquele serviço/produto?

Responda algumas perguntas para que seja possível descrever seus serviços/produtos da melhor maneira possível.

  1. A finalidade do serviço/produto: para que servem?
  2. Qual o prazo para realização do serviço ou entrega dos produtos?
  3. Quais benefícios esse serviço ou produto trará para o seu cliente?
  4. Quais são as qualificações da empresa e equipe que realizará os serviços/produtos?

Ao se colocar no lugar do seu cliente, fica mais fácil entender e responder a maioria das perguntas sobre o serviço/produto que é oferecido no site da sua empresa.

Lembre-se sempre de realizar seus serviços da melhor forma possível.

Por outro lado, dividir o texto segundo aquele esquema clássico de “visão, missão e valores” é uma estratégia que já saturou. Veja bem, não é que você vai eliminar essas 3 coisas do seu texto de apresentação, mas sim que elas devem aparecer naturalmente.

Por exemplo, em vez de “nossa missão é a satisfação dos nossos clientes, oferecendo serviços condizentes com a sua expectativa…”, talvez seja melhor da seguinte forma: “o que a gente mais gosta é saber que nossos produtos fazem a vida dos nossos clientes melhorar”.

Percebeu que no primeiro caso o foco estava na sua empresa e no segundo ele foi colocado nos clientes? Detalhes assim fazem toda diferença.

Adapte a linguagem ao seu público-alvo

Público-alvo é uma parcela da sociedade consumidora para quem sua empresa ou negócio direciona as ações de marketing dos seus produtos ou serviços. Sugerimos que utilize uma descrição clara e sem gírias e regionalismos, além de uma linguagem bem objetiva, sem rodeios.

Análise dos Clientes

Para definir seu segmento de mercado, é necessário conhecer o público em que seu produto/serviço será consumido. Assim é necessário realizar um estudo sobre as necessidades do cliente e definir qual será o seu público alvo.

Se for pessoa física, defina: faixa etária, sexo, tipo de família, trabalho, classe, escolaridade, localização. Se for pessoa jurídica, defina: ramo, tipos de produtos e serviços, quantidade de empregados, tempo de mercado, filial (ver localização), capacidade de pagamento, imagem no mercado.

Depois, identifique os interesses e comportamentos, ou seja, quantidade e frequência com que optam por esse tipo de serviço; onde costumam comprar e o preço que geralmente pagam. Veja, também, a necessidade, o que levou a pessoa a comprar, como o preço, a qualidade, a marca, o prazo de entrega e de pagamento, o atendimento, dentre outros pontos. Analise a localização dos clientes: tamanho do mercado, bairro, rua, cidade, estado, país ou países, será que eles encontrarão sua empresa facilmente?

Se está iniciando, comece com uma empresa de pequeno porte, cuide de um bairro e trate as pessoas de modo especial. Os clientes devem superar as vendas, cobrir as despesas e gerar lucro.

Para essa pesquisa, você pode utilizar questionários, fazer entrevistas ou simplesmente observar os clientes.

Por hoje é só!!!!

Na próxima semana trataremos de outros dois itens sugeridos.

Aguardamos suas dúvidas e questionamentos.

Até breve.

Autora: Andreia Motta Ferrão.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *