Plano de Negócios – Estratégia de marketing


20 de março de 2021 | Categorias: Destaques - Plano de Negócios

Olá! Estamos de volta para iniciar o desenvolvimento de mais uma etapa do Plano de Negócios, o item Marketing – Que será complementado pelas informações dos itens referente ao Mercado e Concorrência desenvolvidos no artigo anterior.

O que é um Plano de Marketing?
Um plano de Marketing é o planejamento das ações de Marketing de uma empresa a fim de alcançar um determinado objetivo. O planejamento pode ser voltado para a marca, para um produto específico ou para um serviço oferecido pela empresa.

Esse plano guiará as ações estratégicas do negócio.

Estabeleça objetivos para o seu planejamento
Nessa etapa, é preciso definir os objetivos que a empresa deseja alcançar, os quais devem estar de acordo com os valores e missão do negócio. Além disso, são esses objetivos que guiarão as estratégias de marketing.

Na hora de traçar os objetivos, é necessário ser realista, claro e direto. Alguns exemplos de objetivo são:

  1. Ser referência no mercado;
  2. Fornece um melhor atendimento;
  3. Garantir a satisfação dos clientes;
  4. Captar uma porcentagem “x” de novos clientes;
  5. Obter uma porcentagem “x” de lucro;
  6. Melhorar a campanha de divulgação do negócio.
  7. E então, você sabe exatamente até aonde quer que a sua empresa chegue?

Defina as estratégias de marketing

Chegou a hora de escolher as estratégias!

Essa é a parte em que você vai definir de que maneira alcançará os seus objetivos. As estratégias também lhe ajudarão a obter vantagens sobre a concorrência e a se posicionar no mercado. Mas é claro que isso só dará certo se você for criativo e adotar ações inovadoras.

Existem inúmeras opções de estratégias de marketing que podem ser usadas, desde Captação de clientes nunca é e nunca foi uma tarefa fácil. Dentro deste objetivo, pode ser classificado como uma estratégia de prospecção ativa de abordagem dentro do perfil ideal de cliente que a sua empresa definiu.

A verdade é que essa estratégia está mais presente em nosso dia a dia do que podemos perceber. Isso pode ser explicado, também, por já termos nos acostumados e assimilado com normalidade em nossas rotinas.

Marketing de atração ou seja, são realizadas ações com o intuito de atrair o potencial cliente para o seu site e, a partir dessa atração, é feito todo um trabalho de relacionamento com essa pessoa. Esse relacionamento é desempenhado por meio de conteúdo personalizado e autoral.

Esse conteúdo é uma forma de educar a audiência e potenciais clientes sobre o segmento de sua empresa, transformar sua empresa em referência em determinado assunto relacionado a seu mercado e influenciar na decisão de compra de futuros clientes.

Existe também o Marketing viral e de guerrilha que são tipos de estratégias um pouco menos comum.

Para que as ações de marketing adotadas sejam bem-feitas e assertivas, é preciso alinhá-las aos 5 P’s do Marketing (preço, praça, produto, pessoas e promoção), combinando-os simultaneamente.

Defina o cronograma de execução

Agora que você já definiu as ações a serem executadas, é necessário acompanhar de perto a sua execução a partir de um cronograma. Ele deve ser cuidadosamente elaborado, já que será o responsável pelo registro detalhado das ações e da definição do Cronograma de cada uma delas, especificando a data, quando e onde elas serão executadas.

Outros aspectos importantes a serem registrados no cronograma são os profissionais responsáveis por cada ação, a verba a ser disponibilizada, os itens a serem usados e os esforços necessário a serem levantadas.

Por exemplo: sua empresa realiza um evento para lançamento de um produto e você precisa de crachás de credenciamento para todos os funcionários. Até mesmo esses pequenos detalhes podem ser colocados no cronograma para evitar problemas de última hora e ficar um passo à frente de garantir o sucesso do evento.

Portanto, o plano de Marketing pode ser considerado uma ferramenta de gestão para a empresa se manter competitiva no mercado em que está inserida por meio de estratégias competitivas de Marketing

Desenvolvendo o Plano de Marketing

Para desenvolver um bom plano de Marketing, é preciso que a empresa conheça bem o seu mercado de atuação.

O motivo é bem simples: as decisões tomadas no plano de Marketing vão influenciar desde o planejamento até a execução das campanhas. Portanto, essas ações precisam ser condizentes com a situação atual do mercado, com as tendências para o futuro e com a forma como a sua empresa se posiciona nele.

Pense no plano de Marketing como um guia de crescimento de mercado.

Basicamente, qualquer que seja o seu objetivo principal, a sua empresa sempre deve aumentar a participação no mercado como uma consequência da utilização do plano.

Entendendo melhor um plano de Marketing

É importante entender que esse plano representa o posicionamento da sua empresa, porque ele precisa estar de acordo com a visão, a missão, os valores e os objetivos dela.

Ele é a vitrine das ações do seu negócio, uma amostra do que está por vir. Portanto, precisa ser muito bom!


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